07 janeiro 2007

Rose Marie Muraro fala sobre "Bush e a exclusão dos negros nos EUA"



Gravado durante o Seminário Mulher e Mídia 3 (Rio de Janeiro - 06/08/2006)
------------------------------ ----
Rose Marie Muraro nasceu em 11 de novembro de 1930 praticamente cega. Sua personalidade singular deu-lhe força e determinação suficientes para tornar-se uma das mais brilhantes intelectuais de nosso tempo.

Formada em Física e Economia, esta escritora e editora publicou diversos livros polêmicos, contestadores e inovadores do ponto de vista dos valores sociais modernos. Nos anos 70, foi uma das pioneiras do movimento feminista no Brasil. Nos anos 80, quando a Igreja adotou uma postura mais conservadora, passou a ser perseguida por seus ideais. Sua atuação intensa no mercado editorial é fruto de uma mente libertária cuja visão atenta da sociedade pode ser comparada a de muito poucos intelectuais da atualidade.

Suas idéias refletem-se na vida pessoal desta mulher notável, mãe de cinco filhos e avó de doze netos, frutos de um casamento de 23 anos. Há pouco tempo, Rose Marie Muraro desafiou seus próprios limites quando, aos 66 anos, recuperou a visão com uma cirurgia e viu seu rosto pela primeira vez. "Sei hoje que sou uma mulher muito bonita."

Nenhum comentário: