19 janeiro 2007

Creative Commons: como publicar sua obra sem intermediários.



O vídeo mostra a diferença entre copyright e creative commons.

"O Creative Commons Brasil disponibiliza opções flexíveis de licenças que garantem proteção e liberdade para artistas e autores. Partindo da idéia de "todos os direitos reservados" do direito autoral tradicional nós a recriamos para transformá-la em "alguns direitos reservados"." Do sítio

  • http://creativecommons.org.br/


  • O Creative Commons publica obras nos formatos de texto, vídeo, áudio, imagem e EDUCAÇÃO(planos de aulas, pacotes de cursos, apostilas...).

    Algumas obras sob a licença:

    Fernando Gabeira lançou o livro "Navegação na Neblina", licenciado em Creative Commons, permitindo que se copie, distribua ou crie obras derivadas sem necessidade de consulta prévia ao autor. Para tal, basta que se dê os créditos ao autor, não se utilize o conteúdo com fins comerciais e que, no caso de transformação, alteração ou criação com base na obra, o novo material use a mesma licença.

    O Pearl Jam lançou um videoclipe(Life Wasted) com licença Creative Commons. Clip é um produto para divulgar a banda. Nada mais justo. E tinha banda que vendia clip...

    Bruno Vianna é o diretor do primeiro longa(“Cafuné”) disponibilizado em Creative Commons, que foi lançado simultaneamente nas salas de cinema e na Internet. O filme está disponível no sítio do Overmundo. Matéria completa sobre o filme no:
  • Culturalivre.org
  • Nenhum comentário: