24 abril 2007

Tentativa de Golpe do DCE Uniceub


"Em Brasília quem sintoniza no rádio 102,7 FM sabe que vai encontrar uma emissora com programaçao que nao tem interferência de empresários e por isso é diversificada e autônoma. Essa programação é feita pelo coletivo da Radiola DF , uma rádio livre que transmite há 3 anos na capital federal.

A comunidade participa ativamente da emissora e como toda rádio livre, é possível ser mais que ouvinte, é possível ser também programador(a). Desde o seu início a Radiola constrói uma gestão coletiva e sem interesses financeiros na rádio.Também desde seu surgimento a Radiola DF mantinha parceiria com o Diretório Central dos Estudantes (DCE) do UniCEUB - um Centro Universitário privado, no qual a comunidade da Rádio estava localmente próxima.

Com a posse da nova diretoria do DCE o coletivo da rádio vinha sofrendo diversas ingerências e sempre tinha que se precaver de atitudes arbitrárias do presidente da instituição. No início do ano o DCE chegou a nomear um coordenador para Rádio, sem sequer consultar o coletivo. Nesta última semana, o DCE decidiu "afastar" uma programadora da rádio e "ordenar" o apoio da Radiola para uma festa do DCE, sem a discussão prévia de praxe, segundo consenso do grupo.

Assim, ofendeu a construção coletiva e a autogestão da emissora, na lista de discussão da Radiola. O desrespeito para com a emissora culminou na reunião semanal do coletivo (23/04), quando um grupo de convidados do DCE, entrou na reunião e em voz alta quis intimidar quem não era aluno do UniCEUB, além de tentar impor regras fugindo do princípio horizontal do coletivo.

E não contentes em desqualificarem um espaço construído com autonomia, respeito e solidariedade por mais de 40 indivíduos que trabalham voluntariamente, o grupo que se afirmou convidado colocou em prática o que aprenderam nas entidades que se dizem representativas de estudantes. Estavam lá o presidente do Diretório Acadêmico (DA) de Direito do UniCEUB, Adalberto Arrogante, o Vice-presidente da Federação dos Estudantes Universitários de Brasília (FEUB), Luiz Felipe, o Presidente do DCE do UniCEUB, Kaká Guimarães entre outras "autoridades"... que durante algumas horas afirmaram, cada qual com sua opinião, que daquela data em diante a rádio deveria ser feita por alunos e quem quisesse participar deveria pagar mil e poucos reais, que a rádio se quisesse continuar deveria seguir a cartilha do DCE, que a rádio deveria divulgar as festas que eles promovem para "pegar umas gatas" (sim, as autoridades presentes promovem festas na cidade, são promoters), que queriam 6 horas diárias pra programar, que queriam divulgar o que bem entendessem,que o capitalismo deu certo, que a programação da rádio era uma "bosta", que a Radio estava fora do perfil dos estudantes do UniCEUB que são patricinhas e mauricinhos, que quem continuasse participando da rádio iria perder bolsa (caso fosse aluno bolsista), que daqui pra frente a rádio iria funcionar como eles queriam e que o espaço onde funcionava a rádio ficaria a mercê dos interesses do UniCEUB, o que o DCE já sabia e nunca colocou em pauta para discussão.

Após tantas afirmações que agridem os princípios da Rádio e de suas/seus programadores, o coletivo da Radiola manifestou que apesar de não estar relacionada a partido político, aquela atitude do grupo era uma atitude política. E como sempre, foi ressaltado que em nenhum momento o grupo apareceu nos fóruns de debate e deliberações do coletivo (lista de e-mails, reunioes...). O coletivo não concorda em seguir a cartilha do DCE, bem como não concorda que alguém tenha mais poder de voz, ou na gestão da emissora que qualquer outra pessoa que faça parte do coletivo. A Radiola produz outra vivência libertária. Ela vai manter suas atividades sem ter que se submeter a interesses financeiros e ideológicos. Portanto, a parceria com o DCE do UniCEUB e com o UniCEUB foi desfeita e a Rádio seguirá na ativa com os equipamentos em outro espaço. A transmissão em 102,7 FM voltará em breve, mas seguimos transmitindo via internet. A Radiola manterá seu calendário de eventos, celebrando a coletividade e a autogestão. Fique atento na divulgação no www.midiaindependente.org e neste sítio. Precisamos do apoio de todxs indivíduos que tem consciência da importância destes espaços de resistência.

Viva as Rádios Livres !"

Postado por Caliandra
via CMI e RadioLA 102,7 FM -DF- LIVRE e ALTERNATIVA

Nenhum comentário: